Blog

Escrito por tatiane

A importância e as vantagens das ciclovias

Os benefícios do transporte de bicicleta praticamente não precisam mais ser demonstrados: o ciclista se exercita, não produz poluição nenhuma e não põe nenhuma vida em perigo, para citar apenas alguns.

O motivo mais citado para que pessoas não se transportem de bicicleta é a falta de ciclovias, e o risco de compartilhar a rua com os automóveis. Este problema poderia ser facilmente resolvido convertendo partes de ruas, calçadas ou faixas de estacionamento em ciclovias, mas muitos pensam que essa conversão seria feita às custas do motorista, que sofreria com congestionamentos em ruas mais estreitas.

Contudo, experiências de cidades que tomaram esta medida mostram que os efeitos foram quase totalmente positivos, para os ciclistas, pedestres, e mesmo os motoristas.

As muitas vantagens das ciclovias

As pistas dedicadas ao tráfego de bicicletas têm uma alta relação custo-benefício, segundo pesquisas. Além disso, as pistas oferecem vários benefícios, incluindo:

  • Significativamente menos lesões e acidentes para ciclistas.
  • Mais pessoas andando de bicicleta nas cidades porque se sentem mais seguras, o que ajuda a controlar a obesidade e promove o condicionamento físico na população local.
  • Motoristas têm mais conforto e confiança para dirigir devido ao espaço adicional criado por ciclovias dedicadas. O espaço adicional melhora a capacidade dos motoristas de navegar e fazer paradas rápidas.
  • Espaço disponível para veículos que precisam parar temporariamente devido a uma emergência ou quebra, como se fossem os estacionamentos de rodovias.
  • Veículos de emergência que precisam contornar o trânsito congestionado com absoluta urgência, podem se valer de ciclovias em certas ocasiões.
  • Melhores chances de que os motoristas possam evitar acidentes ou possam tornar acidentes inevitáveis menos graves.


Impulsionando economias locais

A economia apresenta melhoras significativas para todos os moradores, independentemente de optarem por andar de bicicleta.

A adição de ciclovias estimula a economia, dizem especialistas. De fato, pesquisas descobriram que as ciclovias realmente podem aumentar as vendas para as empresas por onde passam.

Ciclovias seguras também tendem a diminuir o número de veículos nas estradas, o que reduz as emissões e os níveis de poluição. Os veículos a gasolina e diesel produzem mais de 30% do dióxido de carbono e 80% das emissões monóxido de carbono, e viagens curtas – do tipo facilmente feitas de bicicleta – são os piores emissores destes venenos!

Pesquisas recentes mostram que projetos amigáveis para bicicletas são bons inclusive para pessoas que nunca vão andar de bicicleta.

Veja como:

1. Ruas mais seguras são melhores para todos

Uma das coisas que encontramos com a infraestrutura de bicicletas é que torna as ruas se tornam mais seguras para todos, não apenas ciclistas. Reduz a frequência de acidentes. Acalma o trânsito, o que torna as ruas menos caóticas e seguras para todos.

2. Calçadas mais seguras

Andando pelas cidades hoje em dia, não é só com carros que você tem que ter cuidado, mas também com bicicletas. Precisamos separar os carros, as motos e o pedestre.

Se há uma instalação mais segura e confortável onde as pessoas podem pedalar, tiramos bicicletas das calçadas — onde elas podem ser muito perigosas para pedestres e deficientes e as conduzimos para os locais apropriados: as ciclovias.

4. Menos congestionamento

Faz sentido que ter mais pessoas em bicicletas causará menos congestionamento nas ruas. No entanto, o aumento da quantidade de bicicletas pode significar ainda mais congestionamento sem as ciclovias bem planejadas.

5. Comunidades cada vez mais agradáveis

O ciclismo torna as cidades mais atraentes. A qualidade do ar é melhor e a quantidade de ruído é menor. É mais provável que você conheça seus vizinhos e pare para uma conversa.

6. Economia com Cuidados de Saúde

Os benefícios para a saúde produzidos pelo ciclismo parecem quase um milagre. Exercícios físicos moderados como ciclismo por apenas 30 minutos por dia reduz em 40% ou mais as chances de diabetes, demência, depressão, câncer de cólon, doenças cardiovasculares, ansiedade e pressão alta. Tudo comprovado cientificamente.

7. Um ambiente mais verde

O transporte é responsável por mais de um quarto de todos os gases de efeito estufa, o segundo maior setor depois da geração de eletricidade através da queima de combustível fóssil.

Mais bicicletas nas ruas e menos carros também diminuem outras formas de poluição do ar e do ruído.

 
 

4 de agosto de 2020
Para o topo